Quem tem medo de prova? (por Marcelino Lira)

13 04 2008

http://www.majarti.blogger.com.br/Solidao.jpg

 

Estou sempre estudando, mas nunca tive muito medo da prova…

Houve uma época que tive medo do resultado da prova, no entanto da prova em si nunca me afetou de modo que vejo comumente ocorrer por aí…

O exemplo disso é o que está acontecendo desde a semana passada na UNICAP. A biblioteca central está abarrotada de alunos esbaforidos, a despeito do ar-condicionado, com fome de aprender mais “uma grama” de conhecimento que seja. Almejam um bom resultado a apresentar-se para sei lá quem e dizer: “vejam! Eu sou muito bom!!!”…

Será que isso realmente garante que você é muito bom? Quem você é pode ser “mensurado” em uma prova? Nada demais em uma sociedade extremamente “metrizada” como a nossa. Devem até existir estatísticas para saber se as estatísticas funcionam!

De qualquer forma a universidade é um centro de conhecimento e de humanidades. Disso não podemos negar; o seu espaço de concentração, de difusão, de produção de conhecimento.

O que não podemos falar de outros lugares. Afinal de contas, muitos centros mercadológicos visam muito mais outros “dotes” dos alunos. A produção e difusão de conhecimentos, o engajamento com a comunidade, o plano de interação na comunidade é incidental. Existe, no máximo, como requisitos para criar pontos junto ao MEC, CNPq e outros congêneres…

Penso que o momento da prova “revela” e este processo sempre deixa o ser humano um pouco inseguro, o que seria plenamente normal em um adolescente (real ou mental).

No mais prova fala sobre um conteúdo e não necessariamente sobre quem o expõe. Então para que o medo da prova?

As razões obviamente estão no conteúdo subjetivo, e, portanto, impossível de se mensurar por qualquer método. Não podemos explicar isso a uma máquina. É um conteúdo plenamente humano, pois não podemos associar o medo da prova diretamente a qualquer elemento Etológico… Eu disse, diretamente.

O que dizer a todos? Incluindo os meus alunos e colegas?

Relaxem!!!!

Afinal de contas a vida vale muito mais que estes elementos metrizantes que se encontram na nossa existência, e que, certamente, não provam nada!!!

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: