Origem etiológica da neurose. (por Marcelino Lira)

20 04 2008

 

 

Será que se chegou à verdadeira origem etiológica das neuroses?

 

Vendo os livros de Medicina e de Psicologia observamos que o fator hereditário ainda é forte elemento para a sua consideração. Para isso, os profissionais que tratam da mente humana em sua anamnese ainda perguntam, em casos claros de neurose, “acaso alguém da sua família também apresentou algum caso?”…

A pergunta é mais que algo de perfil ou prática geral da anamnese, uma vez que parece que elemento central para a explicação do sintoma.

Caso a explicação hereditária seja o centro da etiologia das neuroses, como é que outros membros da família não apresentam os mesmos sintomas? No mesmo, como é que outros membros da família apresentam sintomas e patologias diversas?

 

Reminiscências de períodos passados? Creio que não. Acredito que ainda se acredite que a herança familiar ainda esteja fortemente instalada no imaginário das pessoas que pensam ser essa etiologia principal e não apenas um dos fatores a ser considerado.

 

Nas palavras do próprio Freud, já em 1896:

 

“Dirijo-se especialmente aos alunos de J. M. Charcot, para apresentar-lhes algumas objeções contra a teoria etiológica das neuroses, que nosso mestre em comum nos transmitiu.

É conhecido o papel atribuído à herança nervosa nessa teoria. Tratar-se-ia de da única causa verdadeira e indispensável das afecções neuróticas, não podendo aspirar outras influências, senão, a categoria de agentes provocadores.” (Tradução nossa).

 

Em poucas palavras, desconsidera-se outras causas em detrimento de algo que pode ser muito mais interessante para a busca da essência do sintoma, que nada mais é que uma reação…

 

 

Referência:

FREUD, Sigmund. A herança e a etiologia das neuroses. Tradução do alemão de Luis López-Ballesteros Y de Torres. Buenos Aires: El Atenel. 1896/2003, p.277-285. (Obras completas, tomo I).

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: