Teogonia – Hesiodo

26 04 2008

 

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/77/Saturno_devorando_a_sus_hijos.jpg/200px-Saturno_devorando_a_sus_hijos.jpg

 

 Teogonia – Esiodo

 

“(Gaia) ‘Filhos meus e do pai estólido, se quiseres ter-me fé, puniremos o maligno ultraje de vosso pai, pois ele tramou antes obras indignas’.

Assim falou e a todos reteve o terror, ninguém vozeou. Ousado o grande Cronos de curvo pensar devolveu logo as palavras à mãe cuidadosa:

‘Mãe, isto eu prometo e cumprirei a obra, porque nefando não me importa o nosso pai, pois ele tramou antes obras indignas’.

Assim falou. Exultou nas entranhas Terra prodigiosa, colocou-o oculto em tocaia, pôs-lhe nas mãos a foice dentada e inculcou-lhe o ardil.

Veio com a noite o grande Urano, ao redor de Gaia desejando amor e sobrepairou e estendeu-se a tudo. Da tocaia o filho alcançou com a mão esquerda, com a destra pegou a prodigiosa foice longa e dentada . E do pai o pênis ceifou com ímpeto e lançou-o a esmo para trás.”

 

 

 

Hesíodo. Teogonia. Tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2007, p. 110-111.

 

Anúncios

Ações

Information

One response

16 06 2008
Laura Maciel Freire de Azevedo

É incrível como um pedaço do corpo, que vive predominantemente escondido (ora, a televisão explora o corpo feminino, mas muito pouco se vê o nu masculino) possa causar tanto transtorno (seria essa a palavra correta?). Ao mesmo tempo que é fonte de prazer ao ser humano (homem/mulher), é capaz de causar-lhe significativas interferências na própria personalidade!!!

Quem escreveu os mitos gregos?? Homens ou mulheres?? Provavelmente homens, na Grécia as mulheres viviam para seus filhos e seu esposo (talvez nem soubessem escrever).
Pergunto-me, então, se tivessem sido escritos por mulheres, se teria sido diferente…

Dada a idéia do primeiro parágrafo, talvez não…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: