Frases do mestre da Psicanálise

31 05 2009

 

AUSTRIA FREUD ANNIVERSARY

“A questão fatídica para a espécie humana parece-me ser saber se, e até que ponto, seu desenvolvimento cultural conseguirá dominar a perturbação de sua vida comunal causada pelo instinto humano de agressão e autodestruição;
Talvez, precise precise com relação a isso, a época atual mereça um interesse especial. Os homens adquiriram sobre as forças da natureza um tal controle, que, com a sua ajuda, não teriam dificuldades em se exterminarem uns aos outros, até o último homem. ”
FREUD, Sigmund. O Mal-estar da civilização.


Ações

Information

5 responses

1 06 2009
Laura Freire

E por que não fizeram isso ainda? Há mais de 70 anos que Freud constatou e escreveu isso. E olha que a cultura já mudou muito de lá pra cá, a tecnologia avançou horrores… já teve uma outra guerra depois que ele escreveu essa obra… E eu ainda estou aqui. Por quê?

E olha que a própria cultura incentiva muitos instintos de destruição…

3 06 2009
Freudson

Eu diria…
… Que bom que AINDA estamos aqui. A Pulsão de Morte não conseguiu vencer a Pulsão de Vida… Ainda…

8 06 2009
augusto santiago du pin

Caros amigos

Verdade ou não espanta sobre o pensamento freudianio da psicose ( nos casos dos surtos que vivenciei há poucos dias ) o grau de realidade oculta e impregnada no nosso dia, menos em uma outra cidade do País. Creiam essa força está aí, cabe-nos evitá-las o quanto antes com paciência infelizmente no meu caso a base de tratamento médico ( psiquiatrico ) que não é nenhum bicho de sete cabeça ou vergonha … ruim é tentar escon der com pó embaixo do tapete.

9 06 2009
Freudson

Certamente Augusto Santiago,

Você e boa parcela da população mundial são portadores. Não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Uma condição que, como a miopia ou diabete, pode ser tratada.
Olhar a verdade pode ofuscar um pouco os olhos, incomodar, mas logo se acostuma com ela, ainda que dura algumas vezes.
Quanto a Freud e sua visão da psicose… Não foi muito explorado a contento pelo iniciador da Psicanálise, pois o mesmo centrava-se na neurose e só falava nas outras formas psíquicas de existir (perverso e psicótico) para embasar a sua teoria. Lacan se ateve mais ao tema.
Certamente não se pretende esconder o pó por baixo do tapete!
Abraço,

M.

11 06 2009
Laura Freire

Senhores…

Não se pode esconder com pó embaixo do tapete algo que salta aos olhos, às evidências, algo que é inegável.

O que se tenta (e não podemos deixar que acontecer) esconder COMO pó embaixo do tapete são as forças contrárias a tudo isso… as forças que podem resistir à guerra e, por vezes, ganhar algumas batalhas.

Não podemos esconder o que acontece ao nosso redor ou conosco… mas também não podemos esconder o que dentro e fora de nós acontece para evitar a destruição.

Parabéns, Agusto. Você é um cara de coragem. Um guerreiro. Pelo simples fato de assumir assim uma coisa que tanta gente esconde, já é um vencedor da hipocrisia. Já te deixa preparado pra vencer as outras batalhas. Boa sorte! Deus te ilumine!

Deixe um comentário