Um educador morre? (Marcelino Lira)

10 10 2010

(Saudosos de Lucilo Ávila Pessoa)

Quando nas salas daquele colégio,

Onde fui estudante, olhava atento,

Um caleidoscópio de ideias, pensava:

Será que eu posso um dia?

 

Sua sala era fantasticamente adornada de livros!

Adorava-os! Com que realeza recobriam o lugar!

Não só como adorno simplista meramente visual,

Mas com o conhecimento que saía de sua boca.

 

Que “menino feio” eu era,

Andando pela biblioteca Luís de Camões,

Pelo laboratório de ciências, nos corredores

onde Edésio discutia em latim com ele…

 

Será que eu posso um dia?

A pergunta não calava.

Desde a alfabetizadora Lúcia,

Até os dias de hoje ela volta…

 

Honres a sua Pátria e a sua Bandeira!

Imperativo e amoroso ele afirmava.

Tudo ela te dá e você seja generoso com ela.

Seja bom, justo, honesto…

 

Assisti, aprendi, agi.

Naqueles corredores,

Reais e metafóricos,

Segui meu caminho.

 

Não fui piloto como pretendia,

Não foi como queria, outrora, servir minha pátria.

Miopia de 0,25 no olho esquerdo…

Perde-se um piloto… Para o bem ou para o mal?

 

Segue-se a carreira estudantil.

Visão sempre inquieta,

Sempre questionadora,

Sempre procurando algo.

 

Carreira de Direito? Talvez, pensava…

E como é fascinante o Direito!

Falava ele: Eis o criminalista!

Caro colega! Caro Doutor!

 

Advogado que sou! Sempre questionador…

Sempre procurando, sou mais professor!

Sempre servindo ao Brasil,

Terra amada, no seio dos altos coqueiros.

 

Educador, bem preocupado com a nação.

Educador, bem preocupado com a formação.

Educador, bem preocupado com os rumos dos educandos.

Educador, sempre educado pelos educandos…

 

Hoje frequento outras bibliotecas, que não são  aquela;

E outro laboratório que não é aquele.

Outros corredores, outros rumos.

Contudo a base… Aquela!

 

E aquele que defende hoje o Brasil não seria ele?

Será que ele não faz isso através de mim?

“Da pequena semente” plantada em seu ensino,

De palavras e exemplos, sentidos e significados?

 

Educador não morre!

Ele está vivo em todo aquele com quem tomou contato!

A voz de trovão que tem ainda reverbera em nossos corações!

E fala pelos nossos atos mais nobres!

Ações

Information

15 responses

10 10 2010
Flávio Guimarães

Se houver uma forma de resumir o que o Professor Lúcilo Ávila Pessoa significa na vida de todos aqueles que seguiram seus nobres ensinamentos, seria essa a forma ideal.
Tristeza sim, pela irreparável perda! Mas a certeza de que tudo de bom que existe nesse mundo é e sempre será existente por conta de homens como ele, que por aqui passaram, plantaram o bem e colheram, simplesmente amor e admiração.
Perco mais que um educador, perco um ídolo, um mestre, um mentor, um PAI!
Que Deus esteja feliz, pois hoje, se juntou a ele um nobre, sem riqueza alguma, mas nobre por tudo o que deixou à todos que com ele tiveram a honra de dividir alguns momentos.

10 10 2010
Ana Emilia Baracuhy

Maravilhosas recordações tenho de 7 anos de estudo no Colégio Pio XII, de 1980 a 1986, onde conheci Dr. Lucilo como diretor e como professor. Tristeza por sua morte. Saudade de uma época muito feliz, de muitos amigos e lições.

13 03 2013
Emiliano Piskator

Olá, Ana Emilia. Também fui do Pio XII, montei um grupo no facebook, chamado ex-alunos PIO XII, solicite seu adicionamento no meu perfil Emiliano Piskator e eu te adicionarei no grupo. Sim…também tenho muita saudade daquele tempo!!

14 07 2013
Ana Emilia

Emiliano, também estou num grupo de ex-alunos Pio XII – 3º ano, turma de 1986. É maravilhoso reencontrar os amigos com quem estudamos.

13 10 2010
Osvaldo Maclínio Filho

Pelo fato de minha tia-avó, a professora Terezinha Santos, ter trabalhado no Pio XII velho, como era chamado, ido para o Pio XII novo, até se aposentar, e minha mãe, a professora Elianeide, também ter sido aluna e professora, o conhecia desde pequenino. Fui aluno do Pio XII até o primeiro fechamento, no final de 89. Como Ana Emília disse antes: Tristeza por sua morte. Saudade de uma época muito feliz!
Vá em paz, Dr. Lucilo, Vá em paz!

13 10 2010
Ana Emilia Baracuhy

Osvaldo, acho que me recordo da professora Terezinha. Ela cuidava das alunos do pré-escolar, das primeiras séries? Não fui sua aluna, pois entrei no Pio XII na 5ª série, já no prédio novo, embora ainda funcionasse o prédio velho, com as 6ª, 7ª e 8ª séries e o 2º grau. Se for quem eu estou pensando, ela era ligada à alfabetização. É isso?

13 10 2010
Silvia Aguiar

Gente, quanta saudade estou sentindo de tudo…era o nosso 2º pai naquele colégio. Eu que cansei de ir “de castigo” para sua sala, me recordo com detalhes as lições que aprendia nessas ocasiões.
Eu que cresci no Pio Xii, da alfa até o 2º ano…confesso que foi embora o pedaço mais precioso da minha infância e adolescência. Meus melhores momentos foram alí com Dona Terezinha Santos (que me alfabetizou), Tia Euda e Tia Virgínia (minhas tias de verdade), Tia Cecília, Tia Joana D’arc, Auxiliadora, João Santana, Edésio e outros incríveis profissionais que me ajudaram a ser a pessoa e profissional que sou hoje. Pude dizer isso e muito mais ao “Tio Lucilo” ainda em vida quando matriculei minha filha na 1ª série em 2004. Choramos juntos e ele como sempre acolhedor. Hoje fica a lembrança do Tio que continuava a me chamar de “minha menina” quando nos encontrávamos no supermercado na Iputinga, mesmo eu já estando com 39 anos. Era o meu referencial de ética e se foi deixando “seus filhos” saudosos, mas graças à Deus que ele deixou sementes em nossos corações (disso não temos dúvidas) que vamos semear para sempre. Saudade, muita saudade…do prédio antigo, do prédio novo, das colegas do vôlei juvenil de 1987, das festas juninas, das feiras de ciência e até das notas baixas. Mas sei que ELE está no lugar que merece: nos braços do PAI.

14 07 2013
Ana Emilia

As feiras de ciências foram inesquecíveis. Vivi dias inesquecíveis nas salas do Pio XII, de 1980 a 1986.

14 10 2010
Osvaldo Maclínio Filho

Não, Ana!
Segundo a lenda, era a professora mais rígida da história do Pio XII, rs. Lecionou nos 2 prédios, ministrava aulas de português p/ 3ª e 4ª série. Lutou contra um câncer por 8 anos. Morreu em maio de 95.

15 10 2010
Ana Emilia Baracuhy

Vejam este vídeo até o fim: http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/terceira-idade/2010/09/30/VID,18494,4,361,VIDEOS,879-CENSO-IDENTIFICA-QUASE-MIL-PESSOAS-100-ANOS-PERNAMBUCO.aspx
Nosso saudoso professor estava em plena atividade, escrevendo uma gramática para vestibulandos!

29 04 2011
auricelia

E verdade,um exemplo de ser humano.Vai deixar saudades sim.
Quanto tempo faz que ja deixei o Pio Xii.Saudade de la e das pessoas tb.
Mas por onde andam todos? os alunos de minha epoca,os professores?
Tia vera,Tia Euda,Tia marta? Tia Elianeide? Tinha uma outra que nao me lembro,
era de catequese…E os amigos? Daniela de quadros,josaphana,Leonardo,raphaela
tem muita gente que nao me lembro…rs

18 04 2013
Natalia Bordalo Guarani Kaiowá

Meu “velho” querido, vai ser sempre um exemplo!Só eu sei quanta da minha propria historia guardam aquelas paredes saudosas!Quanta poesia!Quanta alegria!Quanto aprendizado e quantos cascudos!!! 🙂
Meu velho, meu vô, ele nunca vai partir, estará sempre aqui, vivo na memoria e no coração!Será sempre um marco inesquecivel tudo que aprendi, seja em latim ou em portugues muito bem dizido….Ha!E eu que pensava que só eu tinha um amor assim por aquele velho lindo, que me encantava tanto!Tolinha, ainda hoje ele me faz aprender!!!!! 🙂

14 07 2013
Ana Emilia

É verdade, as paredes do velho Pio XII guardam muitas histórias. E o prof. Lucilo foi um grande mestre. Inesquecível.

27 10 2013
Gildson Soares

Hoje, a instituição recebe em homenagem, o nome do eterno profº que hoje, é uma honra fazer parte dela ! D:
https://www.facebook.com/eteprof.avilapessoa

27 10 2013
Gildson Soares

O ensino lá agora é (Integral Técnico em Administração). Encontramos várias fotos de Lucilo Ávila, famílias e de alguns alunos formados, só não lembro o ano… Qualquer coisa, me procurem no facebook !

https://www.facebook.com/gildson.soares.01

Deixe um comentário

