Samba, frevo e maracatu (Marcelino Lira)

20 02 2012

Maracatu

Neste carnaval fomos submetidos a uma série de reportagens sobre a origem do samba, razões de sua disseminação, políticas e elementos sociais favoráveis, entre outros. O que elas tinham em comum?

“O samba é o ritmo nacional”!

Em alguns, poucos, sentidos semânticos a frase não está errada. O que leva necessariamente ao pensamento que não está correta. Vejamos o que se pretende explicitar.

Uma das primeiras frases ditas pelos documentários é: “o samba é um ritmo que nasceu nos morros do Rio de Janeiro”. O que causa assento é o poder de generalização, pois o que é do Rio de Janeiro faz parte do Brasil, embora o inverso não seja necessariamente verdade.

Quando o samba foi criado, alguns fatores contribuíram para sua disseminação pelo Brasil, como a questão do início dos fonogramas, as rádios, que espalharam a música que, de certa forma, dava uma sensação de integração e, principalmente, de identidade nacional. O início do processo foi justamente no Rio de Janeiro, onde havia a música popular em formação, e aproveitada, certamente, pelos populistas (no sentido político) que já ganhavam força significativa. Sendo assim o símbolo musical do Brasil é incidental. Caso todo o processo fosse realizado em Recife, a música símbolo do Brasil poderia ser o maracatu, ou o frevo, banda de pífano, xote ou qualquer outra.

Vamos colocar a questão de outra forma, certamente mais correta. O samba é um dos ritmos nacionais. Uma das expressões mais difusas no Brasil e fora dele. Não a expressão que nos identifica. A riqueza musical brasileira é bem maior que apenas um estilo. O bumba-meu-boi, toré, coco, samba, frevo, caboclinhos, maculelê, vaneirão, xaxado… Nada parece demonstras a ascendência de um sobre os outros.

São todas expressões plenas da sua região e compõe o multifacetado caleidoscópio do que conhecemos como Brasil.   

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: