A pergunta: A mulher pode? (Marcelino Lira)

20 04 2016

 

venus

Pergunta do dia:

Uma mulher pode ser linda, recatada e do “lar”?

Claro que pode! Se ela quiser ela pode.

Ela pode ser bela? Claro que pode! Ela pode também considerar que beleza é mais que um estereótipo físico-estético e considerar que “beleza” está mais nos atributos de personalidade que uma mera convenção. Afinal, as “cheinhas” já foram, na cultura ocidental, o sinônimo de beleza.

Ela pode ser recatada? Claro que pode! Falando nisso, ser recatado também cabe várias interpretações. Recato pode ser o ato de se “submeter ao marido”, ser discreta ou de simplesmente não admitir qualquer tipo de falta ética sua ou de terceiros.

Ela pode ser “do lar”? Claro que pode! Ela pode ficar em casa cuidando dos afazeres domésticos ou mesmo “trabalhando fora”, porque cuidar “do lar” é, também, trabalhar fora e voltar para o lar tão amado.
Mas e se ela não quiser ser nada disso?

Caso ela queira ser “feia”, “escandalosa” e “da rua”?

Pode! Claro que pode!

Ela pode dizer a quem quer que seja que a considera “feia” que é apenas uma opinião, e que ela não precisa tentar se encaixar ou sofrer porque não está na “moda estatística” do que é “pedido pela sociedade”. Ficar feliz com seus lindos cabelos cacheados, com as suas belas “gordurinhas”, com as suas belas “pernas finas” porque é assim que ela é. Não precisa ficar se matando na academia ou de fome para ficar parecida com a “mocinha” da novela. Pode ser mulher, feminina e explorar a sua feminilidade da forma que considerar mais conveniente para si mesma.

Ela pode ser expansiva, alegre, comunicativa. Dar gargalhadas, contar piadas… Pode ter ideias próprias e ter uma visão crítica do mundo. Pode não concordar com preconceitos em relação ao seu gênero e se insurgir contra a desigualdade, e não ficar no canto chorando baixinho. Pode ser forte e vigorosa quando se sentir menoscabada.

Ela pode ser uma profissional competente e amar o seu trabalho. Desenvolver obras nos limites da imaginação humana, beneficiar milhares, milhões de pessoas. Supervisionar, gerenciar, conceder, criar…

 

Mulher pode tudo o que todo humano pode.

Para mim, todas lindas…

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: